terça-feira, 16 de março de 2010

Diferenças entre Maverick GT V8 e GT 4 Cilindros

Algumas dicas sobre as diferenças entre Maverick GT V8 e GT 4 Cilindros:



Em ambos no documento pode aparecer Maverick GT e chassi LB5E que caracteriza os GT, porém muitos vem sem a potência especificada, o que dificulta a identificação.

Durante os anos de 73 a 76 a Ford só produziu os modelos GT equipados com motor 8 cilindros de 302 polegadas cúbicas.


GT V8 (para os modelos 77 a 79)


- reforços nas longarinas (parte inferior tem chapa dupla
- parede corta fogo não tem furos na parte superior proximo ao cilindro mestre do freio
- barra anti-torção inferior (com amassado original de fábrica)
- conta giros 6 mil RPMs
- eixo da caixa de direção presa por parafuso, mais reforçado
- plaqueta motor "R"
- cabo da embreagem passa pela parte de baixo da parede corta-fogo

GT 4 Cilindros 2.3 OHC (só existem a partir dos modelos 77 a 79)

- sem reforços nas longarinas (alguns podem até ter)
- parede corta-fogo com o furo para passagem do cabo da embreagem na parte superior proximo ao cilindro-mestre do freio
- sem barra anti-torção
- conta giros 8 mil RPMs
- eixo da caixa de direção presa por pino

Algumas fotos:


Reforços da Longarina

Reforços da Longarina

Furo da Parede corta-fogo (este está tampado)

Parafuso da Caixa de Direção

Reforço inferior

Carburador Bijet

Tambor de freio traseiro (GT 73 a 76 grandes, 77 em diante pequenos)

Existem outras diferenças na trasmissão, cardã, relação pinhão/cremalheira, tambores de freio, cambio, em breve publicarei...

Estou à procura de um GT V8 original, caso tenham um ou saibam quem vem por favor entrem em contato!


Dê uma olhada em nossas publicações, tem vários tópicos de arrancada, pro-street nacionais e americanos!
Siga-nos no twitter: @maverick_br

Abraços,

7 comentários:

  1. muito bom seu blog amigo
    continue assim!
    ford abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara... maravilhoso o teu blog. Muito bom mesmo. São diferenlas que pouquíssimas pessoas sabem. Parabéns pela iniciativa e boa sorte na tua procura. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Possuo um GT LB5E MOtor R 1974 que no documento não diz Maverick GT e sim somente Maverick 198 cv. Está errado desta forma?

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo, seu documento é antigo? Se for voce pode fazer ele da forma correta, se for novo precisa pedir alteracao ao detran. Antigamente ocorriam muitos erros nos detrans, não existiam cadastros unificados e muitas vezes ocorriam erros... o ideal era você procurar um despachante para corrigir o seu documento, se o numero do chassis é LB5E e o ano 1974, certamente ele é um GT V8 original, a potencia reforça ainda mais esta tese. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amigo, estou na mesma situaçao que vc, a procura de um GT V8, achei um, porem algo me deixou com muita duvida, o chassis diz L5E5U. Não sei pq U, não deveria ser N ou R. Saberia me dizer? Obrigado. Ps. Seu Blog é sempre uma otima referencia para mim!

    ResponderExcluir
  6. Olá, então, esta é uma questão que pode ser direcionada, porém cada caso é um caso, pois como estes carros não tinham um controle muito apurado de sua produção e registro, fica muito dificil mesmo identificar um carro original. O que posso te dizer é que LB5E identifica um GT, independente da letra que vem depois, muitos pensam que tem que ser a letra R depois, mas não é isto, as proximas letras do chassi identificam o mes e ano de produção e na sequencia vem o número do chassi efetivamente. de 1973 a 1976 só sairam LB5E com motores V8, porém ai ainda cabe um cuidado extra, os reforços nas longarinas e outros detalhes mencionados acima, uma plaqueta de porta original com a identificação R (de V8). A partir de 1977 a 1979 sairam as 2 versões, 4 cilindros e V8, ai fica mais dificil ainda de identificar. Tem um post falando exatamente de plaqueta de identifição: http://maverickgtv8.blogspot.com/2010/03/plaqueta-de-identificacao-maverick.html

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Estou vendendo um GT original, vejam http://maverickgtv8.blogspot.com/2011/05/maverick-gt-v8-19741975-v8-original-e.html

    ResponderExcluir